Páginas

Atonement

sábado, 26 de dezembro de 2009

O que você faria se uma decisão sua mudasse a vida das pessoas que você ama para pior?


Minha dica para as férias é tanto um livro quanto um filme:



No dia mais quente do verão de 1935, Briony Tallis, então com 13 anos de idade, condenou o destino de três pessoas: Cecília, sua irmã, Robbie, o filho de uma das empregadas e amante de Cecília e ela mesma.

Tudo começa com um fato mal interpretado. Briony vê ao longe Robbie e Cecília próximos a fonte no que ela intepretou como um jogo de forças em que Cecilia perdeu. A partir daí, a garota começa a reconstruir a imagem que possuia de Robbie, tornando-o um monstro. Um ato falho dele, faz com que chegue as mãos de Briony uma carta com conteúdo vulgar endereçada a Cecília. Mais tarde, a menina flagra o casal em um momento íntimo na biblioteca de casa. A todos esses fatos soma-se o abuso contra sua prima, Lola. Briony, ligando os fatos que possui imediatamente entrega Robbie à polícia como o culpado pelo abuso. Como pano de fundo para essa história, temos a segunda guerra e as diferenças entre classes sociais da Inglaterra dessa época.

O tempo passa e Briony começa a entender a dimensão do seu ato. Incapaz, porém, de reparar o mal feito, segue os passos de Cecília, que desde a prisão de Robbie cortou relações com a família e transformou-se em enfermeira. Robbie é enviado para lutar pelos aliados na França.

E assim vai se desenrolando a trama do livro que Briony está escrevendo, agora, com 60 anos, relatando seu passado e a forma como modificou os destinos de duas pessoas inocentes. O que será dos dois, o que será dela, a busca por perdão e por reparação, os conflitos internos, tudo isso te faz mergulhar de cabeça na obra.

O poder do ponto de vista, a narrativa, a metalinguagem, os complexos da adolescência, desejos reprimidos, e o caráter manipulador de uma adolescente precoce e sonhadora, escritora. Tudo isso e muito mais está em Reparação (2001) , obra de Ian McEwan.

Há também a competente transposição do livro para o filme, feita por Joe Wright (Orgulho e Preconceito), Desejo e Reparação (2007): Com James McAvoy, Keira Knightley, Romola Garai, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave.

Veja o trailer:




E aproveite!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

 
Sopa de Letrinhas | por Templates e Acessórios ©2010