Páginas

Encare um preconceito literário!

domingo, 4 de outubro de 2009

Meninas!!! Como o domingo chegou rápido Oo.
Fiquei tanto tempo pensando no que eu postaria que somente hoje de manha me ocorreu um bom tema!

Vejam o que não é o preconceito, e olha que eu estou falando de um tipo de preconceito BEM específico: o literário!! Desde os meus primeiros passos no mundo da literatura até a minha real descoberta no colégio, eu sempre odiei Macunaíma!

Era uma relação difícil e distante. Ouvia o nome da obra e eu já era tomada por um sentimento de enjoo, asco e horror sempre que pensava em todos os possíveis absurdos que estariam publicados ali.
O tempo passou e eu realmente consegui fugir dele, evitá-lo e deixá-lo de lado sempre que pensava nos clássicos (ou somente nos "bons").
Até.........
Que cheguei na graduação. Céus, como fui invadida por uma sensação ruim quando descobri que teria que lê-lo pra L. Brasileira I. Minha cara de espanto foi tão inevitável que eu estava sentada logo na frente quando a professora olhou pra mim e disse:

-Nãoooo faz essa cara. Você vai ver que nem é tão ruim assim. Você digere num instante.
Pensei: "Deus, que eu fiz pra ter que ler ISSO?"
Mas não respondi. (bom senso faz toda a diferença nessas horas)
Chegou o feriado da semana santa.
Eu precisava fazer mil coisas, estudar mil textos atrasados e encarar o "santo" MACUNAÍMA.
Era tudo ou nada e ele devia ser lido naqueles dias, digerido, ou simplesmente INICIADO.
Decidida, num impulso, retirei-o da estante, joguei-me no sofá e comecei!
Ufa, o pior passo já havia sido dado.
Agora tudo era uma questão de disciplina e logo passaria da primeira página e, com muita sorte, do capítulo I.

tic tac tic tac

Duas horas depois, mal havia sentido o tempo passar e quando dei por conta, estava terminando o capítulo V.
Obviamente que as aulas que antecederam essa leitura foram fundamentais para que eu entendesse todas as suas metáforas, sem achá-las um inevitável absurdo.
Bom...se você ALGUMA vez teme medo, ódio, receio, raiva ou simplesmente até teve coragem pra iniciá-lo, mas logo de cara desistiu, heis minha experiência com MACUNAÍMA e eu espero que te ajude a ver que NEM é tãoooo péssimo quanto a gente pensa!!!

Beijooss e boa semana!


3 comentários:

Carol Reis. ♥ disse...

A culpa é toda dos professores do Ensino Médio que obrigam você a encarar esse personagem maluco a adquirir um sério preconceito contra o santo Mario de Andrade. Ainda bem a Yudith Rosenbaun existe, só assim pra eu amar Mario. S2

Ligia =) disse...

Com certeza uma boa aula sobre o livro ajuda a diminuir o trauma, ler algo sem entender é péssimo. =P
Mas eu acho também que um estudante de Ensino Médio não é leitor maduro o suficiente pra conseguir tirar o melhor da obra. Se eu tivesse lido no colégio, provavelmente teria odiado também.

(Talvez até Os Sertões eu conseguiria encarar hoje...)

Fê. disse...

Yudith faz milagres, pessoar... xD

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

 
Sopa de Letrinhas | por Templates e Acessórios ©2010