Páginas

Chocolate dos Padres e arte

sábado, 24 de outubro de 2009

Esses dias lembrei que a receita de brigadeiro da minha mãe é feita com o tal “chocolate dos padres” e fica ótima.





Então me toquei que o produto não tem um nome “NES-alguma-coisa” como os outros produtos da Nestlê, não há necessidade, o nome popular é extremamente bem aceito.


Também me passou pela cabeça que, entra ano, sai ano, a embalagem deles continua a mesma em sua essência, com atualizações sutis.

Imaginei que a Nestlê teria comprado ou se fundido com uma empresa de chocolates e, devido a aceitação do produto, manteve o nome e a embalagem. Decidi pesquisar se estava certa e descobri de onde surgiu a idéia dos padres glutões:

Em 1921, no bairro da Mooca (em São Paulo), começou a funcionar a Indústria de chocolates Gardano (também fabricavam o Mentex).

Como o engenheiro Mario Gardano (o dono da Gardano) gostava da obra do pintor Alessadro Sani, ele decidiu usar a idéia de uma de suas obras na embalagem dos chocolates. Nascia assim, baseada nos quadros O Prato Favorito e The Tasting, a embalagem do “chocolate dos padres”. O produto fez muito sucesso na época. (veja mais informações sobre os quadros abaixo)

Em 1957 a Nestlé comprou a empresa do Seu Mário, alterando o nome para Chocobrás – Companhia Brasileira de Chocolates. Só que marcas não podem mudar totalmente da noite para o dia. A clientela demora para se adaptar e então, o nome Gardano ficou no mercado até 1959. No processo de incorporação, a Nestlé manteve os padres para não perder os clientes fiéis.

Quando o nome da marca Suíça Nestlé substituiu o nome Gardano, a ilustração dos padres precisou ficar para manter o vínculo  do consumidor com a tão famosa marca. E cá estão eles, até hoje deliciando-se.
Em 1991, a Nestlé registrou oficialmente a marca “chocolate dos padres”. Em 1995, a empresa localizou o quadro num antiquario da Europa e hoje ele faz parte de seu acervo. (informações do Mundo GUMP)

O QUADRO





O quadro original, chamado O Prato Preferido mostra os dois religiosos aproveitando o único pecado da gula. Ao lado deles, um cavaleiro conversa com uma mulher aludindo à luxúria. Mais tarde, o mesmo Sani faz The Tasting (a prova), onde explora a glutonice dos padres novamente.






Esse segundo quadro parece mais com o que vemos na embalagem. Repare que os senhores simpáticos estão atacando um prato de macarrão.





Legal, não é? Agora corra para a cozinha e vá fazer seu brigadeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

 
Sopa de Letrinhas | por Templates e Acessórios ©2010